Página Inicial
PARA INSTRUTORES
COORDENAÇÃO
PARA PAIS
PARA CRIANÇAS
CLUBE PROERD
PEC
O que é PROERD?
Como participar
Onde obter ajuda
Legislação sobre drogas
Narcodenúncia
Dicas de segurança
@Web Prevenção
Guarda Mirim
Links
Material PROERD
MÍDIA
Notícias 2013
Notícias 2012
Notícias 2011
Notícias 2010
Fotos
Figuras
Músicas
Vídeos
Formaturas
ESPECIAL
Bullying
Banda Proerd
Teatro Proerd
Canção Proerd criador
Boas Práticas
Túnel do Tempo
10 anos de PROERD-PR
20 anos de PROERD
Viaturas
EVENTOS
Especial DABUL

 

CONTATOS 

Visite nosso canal no

CLIQUE AQUI


 

Montamos seu site
entre em contato
clicando na logo abaixo

PROERD BRASIL - BPEC/PROERD - PARANÁ
Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas

   

Pintou Herói na Rede do proerdBRASIL
Herói: Humano de feitos notáveis

Estamos lançando este espaço para homenagear pessoas notáveis,
que lutam para termos um Brasil e um Mundo melhor.

 

 

NOSSO 2º HOMENAGEADO - POLICIAL COUTINHO - PMERJ

 

O policial Coutinho é 2º Ten Estagiário na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro com mais de 29 anos de excelentes serviços prestados a população fluminense.

Faz parte da primeira turma de instrutores PROERD no Brasil, formado por policiais do DARE AMERICA, em 1992.  Formou-se mentor em 1993 com os mesmos policiais norte-americanos. No mesmo ano, atuou como mentor no primeiro curso de formação de instrutores PROERD do Estado de São Paulo, no qual cadetes  e oficiais da Academia de Barro Branco foram alunos.  É autor da letra e música da “Canção do PROERD”, tendo formado vários instrutores e mentores nas Polícias Militares de diversos Estados da Federação, além das muitas crianças nos municípios de Nilópolis e Mesquita, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de janeiro.

1 - Ano em que entrou no Proerd?  
R: 1992  
   
2 - Estado em que atua?  
R: Estado do Rio de Janeiro  
   
3 - Sua função no Proerd?  

R: A última função foi Auxiliar da Coordenação Técnica, atuando também como Máster e Mentor em Cursos de Formação de Mentor e Instrutor PROERD.  No momento, encontro-me no C H – QOA (Curso de habilitação ao Quadro de Oficiais Auxiliares).

 
   

4 - Porque o Proerd é importante para você?

 

 
R: Por ser uma atividade que me permite contribuir, diretamente, para formação de uma sociedade melhor, com menos violência e consciente dos malefícios causados pelo abuso de drogas.  Na qualidade de cidadão, é estar fazendo a diferença.  
   

5- Uma mensagem sua para todos os Proerdianos.

 

 
R: Há uma frase que é bastante repetida:       “ estamos nessa vida de passagem”.  Penso que o Proerdiano não se encaixa na frase, pois nosso trabalho junto aos jovens é tão importante que acaba por “marcar” nossa passagem.  Por isso, mesmo diante de algumas dificuldades continuamos a cumprir nossa missão.   Um beijo proerdiano no coração de cada Instrutor.   

6- Um pouco da história de vida do homenageado.

 

 
R: Eu, CLAUDIO COUTINHO DOS SANTOS, 2º Ten PM Estagiário, nasci em 05/07/1961, tendo ingressado na PMERJ em 24/06/1986. Sou casado e pai de duas filhas (gêmeas), sendo minha família meu grande tesouro.  Caçula de uma família de sete irmãos, por ver no local onde cresci os estragos proporcionados pelo alcoolismo e uso de outras drogas, sempre procurei manter-me distante dessas substâncias, apesar de, como músico, principalmente na adolescência  essas drogas estarem bem perto.  Ao ingressar na Polícia Militar, executei várias atividades operacionais, além de serviços administrativos.  Contudo, foi a partir do PROERD que realmente percebi que poderia fazer a diferença e tentar modificar um quadro social que nunca me pareceu bonito ou correto.  Vivencio o PROERD desde 1992, juntamente com minha família.  Ter composto a “Canção do PROERD”, em 1993, hoje cantada por jovens do país inteiro, realmente me deixa muito feliz, principalmente por ter sido algo com objetivo local, haja vista não fazermos a menor idéia, naquela época, da proporção que o PROERD tomaria. 

Ao aproximar-se o momento da reserva remunerada, percebo o quanto ainda quero contribuir para termos uma sociedade melhor.   Afinal, melhorar o futuro, só trabalhando no presente.

 
     

 



IRMÃO COUTINHO

Você é realmente uma pessoa notável não só por ter criado a canção proerd, não só por ter dedicado 23 anos de sua vida ao PROERD mas sim pela pessoa fantástica, humilde e sincera que é.

Que Deus em sua infinita sabedoria possa recompensá-lo em vida, por todo o bem que você faz para este Brasil.

Obrigado !!!

 

 

 

 

 

NOSSO 1º HOMENAGEADO - POLICIAL MOURA - PMPR

O policial moura é sargento na Polícia Militar do Paraná com 21 anos com bons serviços prestados a população paranaense.

Entrou no PROERD no ano 2001 como instrutor e atualmente é master do PROERD, participou da adaptação e construção do atual currículo Caindo na Real para o Brasil (“Keepin it Real” nos EUA).

1 - Ano em que entrou no Proerd?  
R: 2001  
   
2 - Estado em que atua?  
R: Como Instrutor atuo no Estado do Paraná, e nos últimos anos tenho atuado diretamente com o Centro de Treinamento DARE/Proerd da PMMG como Facilitador e na adaptação dos materiais Caindo na Real (Livro do Estudante, Manual do Instrutor e Manual do Mentor.  
   
3 - Sua função no Proerd?  

R: Master/Facilitador

 

 
   

4 - Porque o Proerd é importante para você?

 

 
R: O Proerd entrou em minha vida de uma forma especial, foi um presente de Deus. Quando fiz o Curso minha visão mudou, e quando fui pra sala de aula pude perceber que esta era a oportunidade de se poder mudar a visão da sociedade em relação a Policia, com o passar do tempo notei que a prevenção é a melhor solução, nesses 14 anos o Proerd me tornou uma pessoa melhor, um policial melhor... O Proerd é importante para mim porque me proporciona integração com as famílias da cidade onde atuo e dessa forma podemos mostrar que ainda existe esperança para se ter um mundo melhor.  
   

5- Uma mensagem sua para todos os Proerdianos.

 

 
R: Gostaria de agradecer a todos os Instrutores Proerd, de todo o Estado do Paraná, de todo o Brasil e de todas as nações onde é aplicado...

Obrigado por todo carinho e dedicação com a qual desenvolvem o programa, sem medir esforços para que isso aconteça, rompendo barreiras que só você sabe para poder ministrar a MELHOR aula do mundo...

Obrigado irmão Instrutor, é uma honra fazer parte deste seleto grupo de Policiais Instrutores do Proerd.

 
     

 



IRMÃO MOURA

Você é realmente uma pessoa notável. Consegue despertar em nós instrutores o que existe de melhor, a garra a força e a certeza de que eu consigo eu posso fazer valer a pena ser policial, valer a pena viver, valer a pena cuidar de nossa família.

Que Deus em sua infinita sabedoria possa recompensá-lo em vida, por todo o bem que você faz para este Brasil.

Obrigado !!!