|
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do
programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E.,
surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o
Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos
iniciais do ensino fundamental,
Vídeo Institucional PROERD
O PROERD é o PROgrama Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola. Para que sua escola participe é necessária que seja firmado um convênio que será explicado logo a seguir. Para ter aulas do PROERD
ESCOLA PÚBLICA Se for Escola Estadual: Convênio entre Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Segurança Pública)
ESCOLA PARTICULAR
CONVÊNIO Para que ele aconteça ligue ou converse com a Coordenação Estadual do PROERD em seu Estado
HISTÓRIA DO LEÃO DAREN
FORMATURA !!!
HISTÓRICO
DO PROERD
O PROERD é a adaptação para o Brasil do
Programa Educacional Americano:
DARE
Sigla, registrada nos Estados Unidos da América do Norte.
PROERD
Sigla, registrada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
No Brasil o PROERD POSSUI DOIS LOGOTIPOS PECULIARES
O PROERD NO PARANÁ
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência),
é o Programa Educacional desenvolvido, no seio de algumas das ESCOLAS
PARANAENSES, com a parceria ESCOLA + POLÍCIA MILITAR + FAMÍLIA, onde professores,
alunos, policiais e pais interagem, pedagogicamente, no processo ensino +
aprendizagem, buscando, em trabalho extracurricular,
a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a
potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um amanhã
digno de ser vivido.
O PROERD
recepciona, necessariamente, a parceria da Secretaria de Estado da Segurança
Pública, da Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Municipais de Educação,
da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e demais instituições e órgãos,
públicos e privados, que tenham por objetivo o bem-estar social, projetando seus
esforços, estrategicamente na prevenção da criminalidade, concorrendo para a
diminuição dos índices de violência e criminalidade, especialmente, para a
diminuição do uso abusivo de drogas, que vem se caracterizando como o flagelo do
terceiro milênio.
O PROERD foi acolhido por todas as Polícias Militares do Brasil adaptando-se,
com singular justeza, ao propósito preventivo, que objetiva
prevenir o uso abusivo de drogas e a violência entre crianças, adolescentes e
adultos. Esta justeza é retratada pelo Coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira (“in memorem”), em artigo contido na Revista da Polícia Militar
do Estado do Rio de Janeiro, de Outubro de 1985, intitulado
“Prevenção da criminalidade: educação com justiça social é a melhor arma”,
onde, citando Lopes Rey, estudioso da criminalidade, relata:
__________________________________________________
....................................................................................................
“Já é hora de se pensar na responsabilidade social dos indivíduos e das
organizações, não só na manutenção da ordem pública como na sua construção, e,
conseqüentemente, na
prevenção da
criminalidade,
sob pena de cairmos no terrível círculo vicioso: maior repressão, mais
criminosos nas ruas, maior policiamento nas ruas, e assim indefinidamente.”
...................................................................................................
_________________________________________________
O grifo é nosso.
O PROERD PARANÁ O PROERD no Paraná teve sua origem, em 1998, com a ida de dois Oficiais Superiores, da POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, ao Estado de São Paulo, onde lá realizaram o Curso de Instrutores PROERD. No retorno estes Oficiais elaboraram um Projeto de Implantação do PROERD no Estado do Paraná, sendo tal documento entregue ao Comandante-Geral da Corporação. No ano de 1999, um dos Oficiais Superiores que seguira a São Paulo, Instrutor Proerd, propôs, no Curso Superior de Polícia, como tema de Monografia a ser realizada em dupla: “UM PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA” – “PROERD”; “DRUG ABUSE RESISTANCE EDUCATION” – “D.A.R.E./AMÉRICA”, PARA A PMPR E ESCOLAS DE 1º GRAU DA REDE DE ENSINO DA CAPITAL DO PARANÁ.” Tal tema, dentre outros sugeridos, foi escolhido, realizando-se o Projeto de Pesquisa Monográfica e a Monografia propriamente dita, tendo como Orientadores, de Metodologia e Conteúdo, Professores da Universidade Federal do Paraná e da Polícia Militar do Paraná, respectivamente. Com a aprovação da Monografia, que constatou a existência de outra similar realizada no Paraná nos idos de 1994, desencadearam-se os esforços mais concretos para a implantação do Programa no Paraná. Com a designação do Oficial Superior, Instrutor PROERD, para o 9º Batalhão de Polícia Militar, com sede no Município de Paranaguá, quando do advento da Operação Verão/1999, o teor monográfico foi apresentado ao Diretor da Colônia de Férias do SESC/CAIOBÁ, em Matinhos – Paraná, sendo que este realizou contato com a Direção do SESC da Capital e com o então Prefeito Municipal de Matinhos, os quais deliberaram pelo custeamento das despesas necessárias para a formação de mais um Instrutor PROERD, agora da Guarnição Policial Militar de Matinhos – Paraná, sendo definido que seguiria ao Estado de São Paulo uma Policial Militar Feminina, para após a conclusão do Curso de Instrutor Proerd, aplicar a proposta didática e pedagógica do PROERD nos colégios da rede de ensino fundamental daquele Município litorâneo. Assim foi feito aplicando-se o Programa, como “PROJETO PILOTO”, em 07 (sete) Escolas daquele Município, com a formação de aproximadamente 600 (seiscentas) crianças, as quais, em evento solene e festivo, foram diplomadas no Ginásio de Esportes do SESC/CAIOBÁ, com o ostensivo reconhecimento das comunidades locais. Após o êxito desse “PROJETO PILOTO” o PROERD foi implantado, oficialmente, no mês de Julho de 2000, com a realização do I CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES PROERD, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais – Paraná, ministrado por Mentores da Polícia Militar de São Paulo. No mês de Setembro de 2000, os 31 (trinta e um) Instrutores formados, aplicaram o Programa em 94 (noventa e quatro) Escolas, atingindo um total de 7.108 (sete mil, cento e oito) alunos, em 11 (onze) Municípios do Estado do Paraná, dentro da faixa etária de 09 (nove) a 12 (doze) anos de idade, regra geral inseridos nas quartas séries das rede de ensino fundamental. PROERD HOJE INTRODUÇÃO
Hoje, sem ao menos percebermos, encontramos na Terceira Guerra Mundial, guerra
contra as drogas, que se alicerça basicamente em três pontos fundamentais:
Erradicação das culturas de vegetais psicotrópicos, Supressão do tráfico
transcontinental e repressão do comércio clandestino. Esquecendo todavia, do
trabalho fundamental ou de base, que é a prevenção junto àqueles que ainda não
tiveram contato com as drogas.
A Policia Militar Brasileira, diagnosticando esta falha, vem desde
1.992 desenvolvendo um programa educacional que visa prevenir crianças, em idade
escolar, dos males causado pelo uso das drogas, para isso foi criado o PROERD (Programa
Educacional de Resistência às Drogas e à violência) um programa que vai além dos
tradicionais programas contra as drogas, que não invalida qualquer outro
programa de prevenção dirigido aos jovens.
É um programa que ensina as crianças a resistirem às drogas,
e ainda, as ensinam a como resistir na prática as ofertas de certas pressões dos
grupos, e de atos violentos.
Com o PROERD
a Polícia Militar do Estado de Paraná, juntamente com as Secretaria de Estado da
Educação, Secretarias Municipais de Educação, Núcleos Regionais de Educação e as
Escolas Particulares. De imediato foi alcançado um excelente nível de integração
entre a Polícia Militar, alunos, pais, professores e comunidade, facilitando
sobremaneira o papel constitucional de Polícia Preventiva.
CONCEITO 1)
O Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD),
constitui uma forma de atuação da POLICIA MILITAR DO PARANÁ voltada para a
prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de violências entre os jovens.
2) A presença de policiais militares nas escolas
para a aplicação do PROERD, aumenta também a possibilidade de redução de outros
problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a POLICIA MILITAR e a
própria instituição de ensino e a comunidade.
3) O PROERD tem por base, o Projeto "D.A.R.E",
inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito
Escolar Unificado da cidade de Los Angeles/EUA e que hoje está sendo aplicado em
todo o País e em mais 47 países. Sendo desenvolvido no Brasil, após as
adaptações necessárias à nossa realidade social e cultural.
4) A vinda do "D.A.R.E." para o Brasil, foi
proporcionada através da realização de cursos específicos ministrados pelo
Centro de Treinamento do D.A.R.E. de Los Angeles/EUA, a integrantes da Polícia
Militar do Estado de Rio de Janeiro.
5) A aplicação do PROERD, esta sendo procedida
no Paraná através da resolução conjunta
nº 002/2000, firmado entre a Secretaria da
Segurança Pública e a Secretária Estadual da Educação, podendo ser aplicado em
qualquer estabelecimento de ensino que o queira.
6) O PROERD está sendo desenvolvido por Policiais
Militares, que possuem o Curso de Formação de Instrutores PROERD. 7) Em momento algum será concebida a autorização de serem ministradas fora do padrão PROERD.
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA
Com caráter social preventivo, que tem como
objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de
desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e
plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.
Este Programa consiste num esforço cooperativo da
Polícia Militar, através dos Policiais Instrutores PROERD, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades
educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a
violência entre crianças e adolescentes.
OBJETIVO
Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e
adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e
contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram
contato com tais substâncias.
O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade
escolar, o qual será desenvolvido através de:
1. Fornecimento de informações aos
estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;
2.
Ensinar os estudantes, as formas de
dizer não às drogas;
3. Ensinar os estudantes a tomar decisões e as conseqüências de seus comportamentos;
4.
Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões
que as envolvem.
Contato com o PROERD PARANÁ... Curitiba e demais cidades do Paraná
Por telefone: (0xx41)3213-1150 Por e-mail: proerdparana@pm.pr.gov.br Por carta: Rua Chile nº2220 Rebouças - Curitiba - PR - CEP 80.220-181
Araucária Por telefone: (0xx41) 3901-5493 Por email: contato@proerdBRASIL.com.br Por Carta: Alfredo Charvet, nº 633 - Porto Laranjeiras - Cep: 83703-230 - Araucária - Paraná
OUTROS ESTADOS Volte a página inicial e localize as bandeiras dos Estados e clique em cima ai será redirecionado para o PROERD daquele Estado. Outras dúvidas entre em contato com contato@proerdBRASIL.com.br
CONCLUSÃO
O PROERD não foi implantado para ser mais uma campanha de prevenção ao uso de
drogas, mas sim, para preencher um hiato que é atribuído a Polícia Militar pelas
Constituições Federal, Estadual e Estatuto da Criança e do Adolescente,
desenvolvendo nas crianças atitudes voltadas a resistir a pressão da oferta de
drogas e uso da violência. A filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado, principalmente no trabalho de prevenção às drogas em escolas, através do desenvolvimento na criança de habilidades que possibilitem as mesmas se manterem afastadas das drogas lícitas e ilícitas. Trata-se de uma vacina no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões dos companheiros, elevando sua auto-estima, e ainda solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa.
|